Sala de Giz | Espaço Cultural

Espaço Cultural

Sobre o Espaço

Desde 2016, a SALA DE GIZ já se instalou em três endereços no centro de Juiz de Fora.

No dia 05 de abril de 2016, abriu as portas em uma modesta sala na rua Olegário Maciel, número 769. Então mudou-se para um mezanino na rua Mariano Procópio, 65, no dia 21 de Julho de 2018. E, finalmente, no dia 17 de Janeiro de 2020, celebrou a inauguração do atual endereço na rua Silva Jardim, 218.

Estrutura

Nosso espaço hoje possui uma sala de trabalho equipada com iluminação cênica e mesa de som, que comporta até 75 pessoas sentadas em apresentações alternativas e até 140 pessoas em pé, no formato casa de show. Além de uma sala de ensaio no segundo andar.

A recepção conta com um pequeno bar que dá suporte às apresentações alternativas da casa.

Projetos

Festival de Teatro

Em rede com artistas e grupos de todo o Brasil, a Sala de Giz promove um Festival Nacional de Teatro em Juiz de Fora, com mostra de espetáculos, oficinas e rodas de conversa. A primeira edição aconteceu em 2018, a segunda acontece de forma virtual em 2021 e a terceira acontecerá presencialmente através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, contemplada na modalidade “Incentivo a Festivais”.

Desponta Junto!

Com formato de ensaio fotográfico, a Sala de Giz tem o desejo de catalogar, promover e divulgar a nova geração de artistas da cidade. A primeira edição reuniu artistas da música, do teatro e da dança, que estão despontando nos últimos anos na cena de JF, sob a lente de Paula Duarte. A exposição está permanente no espaço.

Princípio A(fe)tivo

Criada na situação pandêmica, a campanha reuniu materiais audiovisuais autorais exclusivos de 65 artistas a partir da pergunta “que tipo de CURA você é capaz de criar”. O projeto está disponível no IGTV do @saladegiz

Gestores

Bruno Quiossa

DRT 12559/MG

Natural de Juiz de Fora (MG), é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e tem formação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ator desde 2003, vem investigando a arte de ator, bem como a influência do cotidiano na criação cênica, mais precisamente o uso de notícia em processos de criação, dentro de um universo que abrange jornalismo e teatro. Sua investigação teatral é pautada na vivência e produção em teatro de grupo.

Participou ao longo dos seus 15 anos de fazer teatral, de três Companhias de Juiz de Fora, foi instrutor de teatro no Colégio Equipe, coordenador do Centro cultural Empório da arte, coordenador Geral do Centro Cultural Dnar Rocha, e articulador cultural do Programa gente em primeiro lugar, através da prefeitura de Juiz de Fora/ Funalfa.

Em sua formação prática, participou de cursos no LUME teatro com os atores Jesser Souza e Ana Cristina Colla; da residência artística com o Teatro Inominável; da imersão teatral Ator cidadão do Grupo Atrás do Pano. Bem como de inúmeras oficinas ministradas por artistas como, Inez Vianna, Norberto Presta, Denise Stoklos, Chico Pelúcio, dentre outros.

Felipe Moratori

DRT 12558/MG

Ator, dramaturgo e diretor teatral. Natural de Juiz de Fora (MG), tem formação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Desde 2009, vem investigando a arte de ator e a arte da escrita para teatro. Publicou duas dramaturgias pela editora Giostri (SP) e também é autor do livro “Cordas cor de ais”, financiado pela Lei Murilo Mendes de incentivo à Cultura. Foi instrutor de teatro do SESC-Minas, coordenador pedagógico do Curso de Teatro oferecido pelo CCBM - Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, e articulador cultural do “Programa Gente em Primeiro Lugar”, ambos através da prefeitura de Juiz de Fora/ Funalfa.

Hoje é ator-pesquisador do Núcleo Dançantes, coordenado pela atriz Ana Cristina Colla, do LUME Teatro (Campinas/SP). E em sua formação prática, participou de residência com a atriz Julia Varley e o diretor Eugenio Barba do Odin Teatret (DIN), do projeto “Flutuando” com o diretor ítalo- argentino Norberto Presta, da imersão Teatro Essencial, com Denise Stoklos, e vários cursos no LUME teatro entre 2014 e 2018.

logo

Contato

  • Endereço: R. Silva Jardim, 218 - Centro, Juiz de Fora - MG, 36010-012

  • E-mail:saladegiz@gmail.com

© Todos os direitos reservados Sala de Giz 2021 © Charles Lelis Braga