Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Festival Sala de Giz


HISTÓRICO


1ª EDIÇÃO 2018 

2ª EDIÇÃO 2021 

3ª EDIÇÃO 2022

4ª EDIÇÃO 2024


O FESTIVAL SALA DE GIZ DE TEATRO nasce do encontro entre a companhia Sala de Giz, com o Lume Teatro, grupo expoente em pesquisas teatrais no Brasil vinculado à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em São Paulo.

Através de um projeto de investigação artística coordenado pela atriz-pesquisadora Ana Cristina Colla, realizamos a primeira edição em 2018, intitulada, I ENCONTRO SALA DE GIZ DE TEATRO E POÉTICAS DO CORPO. Nosso evento reuniu em Juiz de Fora artistas de diferentes regiões do Brasil, com atividades formativas e espetáculos de artes cênicas, com coordenação geral de Felipe Moratori e produção de Bruno Quiossa.

Desde então, foram realizadas mais três edições. A segunda, em 2021, de forma online devido à situação pandêmica, com recursos do Governo de Minas Gerais (Lei Aldir Blanc), a terceira, em 2022, com recursos do município de Juiz de Fora (Programa Cultural Murilo Mendes) e a quarta edição em 2024, de forma independente.


OBJETIVOS


O principal desejo do FESTIVAL SALA DE GIZ é a valorização do nosso território, através do projeto de permanência da nossa companhia em Juiz de Fora, deslocando o eixo artístico cultural dos grandes centros populacionais e econômicos do Brasil para uma expressiva cidade do interior.

Em quatro edições, esse impacto foi significativo, com a presença de grandes nomes do teatro brasileiro em diálogo com estudantes e profissionais das artes cênicas locais.

Nosso evento vem se afirmando como uma das principais ações para as artes cênicas em nosso território e a continuidade se faz fundamental para a consolidação desse objetivo.


VALORES


Desde sua origem a nossa curadoria convida, seleciona e valoriza trabalhos que dialogam poética, estética e tematicamente com a Sala de Giz.

Nossos trabalhos se comprometem com assuntos urgentes do mundo contemporâneo, como questões de impacto ambiental, com valorização de saberes tradicionais e questões ligadas à memória e saberes decoloniais.

Além disso, perspectivas e procedimentos de criação ligados às corporeidades, investigações entre a dança e o teatro e pesquisas de linguagem são muito bem vindas, permitindo trocas também de natureza pedagógica e intercâmbios criativos.


REDE E RELEVÂNCIA

O Festival Sala de Giz vem estabelecendo vínculos e parcerias com nomes relevantes do teatro brasileiro da atualidade. Destacamos a presença no Festival das companhias 


LUME TEATRO

COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO

GRUPO GALPÃO

COFRARIA DO IMPOSSÍVEL

QUATROLOSCINCO TEATRO DO COMUM

TEATRO DA VERTIGEM


e dos artistas 

ANA CRISTINA COLLA

MARCIO ABREU

RENATA CARVALHO

TATIANA HENRIQUE

TATIANA TIBÚRCIO

DAUÁ PURI

JESSER DE SOUZA

INÊS PEIXOTO

NAOMI SILMAN

RITA CLEMENTE

entre outros.


CONFIRA REGISTROS DO NOSSO EVENTO AQUI.

Fale conosco!


Se você está em busca de experiências transformadoras e quer inserir arte e cultura na sua vida, a sua jornada começa aqui! 

Preencha o formulário com seus melhores dados e receba informações sobre nossos cursos, projetos e atividades.